quinta-feira, 5 de julho de 2007

Charkini

No terceiro dia que estavamos acampados próximo ao Refúgio do Huyana Patosi resolvemos fazer o ataque ao cume do Charquini (5.300 mts). Acordamos por volta das 07.30hs e preparamos o nosso desajuno como de costume.

As 09.30 hs já estamos prontos para iniciar a caminhada para o cume e retornar até as 16.00 hs. Quando estavamos saindo para a caminhada o guia loca, José, nos disse que era um pouco tarde, mesmo assim decidimos fazer o ataque ao cume.

Precisamos de quase 3 horas para chegarmos a início do glaciar que dá acesso ao cume. Colocamos os crampons e começamos a andar no glaciar, a parte mais baixa estava com um gelo muito duro o que dificulta um pouco. O Galo e Chicäo ficaram um pouco adrenados por ser a primeira vez que estavam utilizando crampons e andando naquelas condiçöes de gelo.

Com uns quinze minutos de caminhada ao atravessarmos uma pequena greta (fenda no glaciar) o Galo por descuido acabou enfiando o pé na greta e ficou com o pé molhado. O Galo precisou retornar e abandonar o ataque ao cume, uma vez que seria arriscado continuar com o pé molhado no glacier. O Pedräo deu uma força para o Galo retornar a trilha de acesso ao glaciar, enquanto eu e o Chicäo continuamos tocando para cima.

Já estavamos no meio da caminhada do glaciar quando vimos o Zen (Pedräo) vindo ao nosso encontro. Fizemos uma parada para aguardar o Zen e assim chegarmos todos junto ao cume do Charquini.

As 14.15 hs estavamos os três (Mau, Zen e Chicäo) no cume do Charquini. A vista do cume é espetacular com o Huyana Patosi de um lado e a amazônia boliviana do outro. O dia estava com um céu limpo e muito sol, dia perfeito para o cume.




Confesso que quando chegamos no cume estavamos todos cheio de energiar, felizes e emocionados por ser a nosso primeiro cume, exceto para o Zen que já está na Bolívia a um mês. Foram mais de três meses de preparaçäo para chegarmos aqui na Bolívia e podermos escalar essas montanhas. Além disso todo o companheirismos e astral do grupo que faz o momento ser tornar ainda mais especial.

Depois de passarmos uns 20 minutos do cume chegou a hora de retornarmos ao acampamento. A decida é sempre o momento da verdade, porque existe a tendência de colocarmos a nossa energia na subida para alcançar o cume, mas esse é somente metada da nossa jornanda.

Foi quando passamos a entender a recomendaçäo do José para sairmos mais cedo para o ataque ao cume. O sol forte do dia foi nós desidratando e minando as nossas energias. O retorno acabou sendo bem árduo, principalmente pra mim e Chicäo.

Demoramos bem mais do que o esperado e acabamos chegando no acampamento logo após o por-do-sol, mas bem cansados. Essa foi uma boa liçäo para todo o grupo. Temos que sair de madrugada para fazer os ataques ao cumes porque apesar de termos a temperatura mais baixa na madrugada, näo somos castigados com o sol que desidrata rapidamente e o retorno acontece antes do por-do-sol e assim evitamos pegar o frio do fim da tarde quando já estamos cansados. Além disso as condiçöes do gelo no início da manhä säo bem melhores para escalar do que no meio do dia. Liçäo aprendida para a nossa próxima investida.

Agora estamos em La Paz aguardando a chegada do Guilhermäo e Adilson para partimos para segunda etapa da nossa expediçäo.

5 comentários:

Anônimo disse...

Oi Mau,

Nossa que maravilhoso esse lugar !!! Agora começo a enternder a sua paixao por essa "aventura".
Saudades.
Beijos

Anônimo disse...

Parabéns por esse início. Dá para ver que a paixão pela aventura, não impediu de predominar a prudência que dispõe a inteligencia a escolher os meios adequados... Como dissemos no comentário anterior: Temos certeza que será uma expedição muito rica em experiência, valorizando todas as suas ações.
Abraços quentes de carinho,
Antonio e Zezé

Anônimo disse...

Mauricio,

Estamos dislumbrados com as paisagens e aventuras que você está tendo oportunidade de ver.

Ficamos muito felizes por você estar realizando seus sonhos.

Você merece.

O conhecimento e a experiência adquirida são inestimáveis.

Vamos continuar acompanhando suas aventuras.

Beijos

Chuca e Eleusa

Anônimo disse...

Oi Maurício,
Que bela aventura! Muito legal. Falei com sua mãe hoje (quando estava na casa das tias) e disse que iria te deixar uma mensagem.
Quero te desejar uma excelente escalada. Estamos todos aqui torcendo por mais esta conquista.
Beijos da Regina, Ana Bárbara, Pedro e tias Áurea e Cidinha

Anônimo disse...

Oi Mauricio,
Que lugar lindo, maravilhoso!!!
Que você continue realizando todos os seus objetivos!
Sempre que der eu entro para acompanhar as suas aventuras. Parabéns!
Um beijo grande,

Viviane