quinta-feira, 21 de junho de 2007

Equipos (Parte 2)

Os equipamentos de proteção individual inclui as roupas, botas, luvas e equipamentos de proteção propriamente.

Utilizamos o sistema de 3, 4 ou mais camadas de roupa, onde temos:
  • Primeira camada (ou segunda pele) uma roupa que fica justa ao corpo e oferecer capacidade da pele respirar, expelir o suor da pele ao mesmo tempo que retém o calor.
  • Camadas térmica são roupas de fleece e ou polartec, podendo ser mais de uma camada para garantir o aquecimento do corpo, mas mantendo a respiração. Pode ser utilizado também uma jaqueta de down (pena de ganso), entretanto não se faz necessário a camada de windstopper.
  • Camada windstopper (corta-vento) é utilizada para garantir que os ventos fortes não irão comprometer o aquecimento. (Opcional).
  • Jaqueta (Hard Shell) que garante proteção do vento e umidade, além de ser altamente resistiva a abrasividade.

Existe uma flexibilidade na forma de compor as camadas, mas também depende das condições climáticas.

Complementamos a vestimenta com luvas sendo uma windstopper e uma polartec com Gore-tex. A bota dupla de plástico é fundamental em alta montanha, sendo utiliza com meias de polartec e outras similares para manter o aquecimento. As extremidades recebem atenção especial para não causar problemas de congelamento de dedos (mãos e pés).

Temos ainda o capacete que utilizamos em rotas que envolve travessia de glacier com perigo de gretas e crevasses ou quando temos escalada técnica.

Utilização de óculos de sol é fundamental para evitar cegueira, com o excesso de luz refletindo na neve corre-se o risco de termos a retina queimada sem o uso de óculos com proteção UVA e UVB e transparência de apenas 8%. A máscara (google) é indicada em caso de nevascas.

Outros itens que não foram mencionados são: balaclava e polainas.

Um comentário:

Anônimo disse...

oi Mau, tudo bom? adrenalina acima do limite!!!legal acompanhar essa aventura pelo blog
sucesso e abraço
Robson e Dri