terça-feira, 22 de maio de 2007

Equipos (part 1)

Podemos dividir os equipamentos em três categorias básicas: Acampamento base, equipamentos de escaladas e equipamentos de proteção individual.

Acampamento base consiste principalmente da barraca, saco de dormir, isolante térmico e acessórios de cozinha.

As barracas para alta montanha são denominadas 4-estações e são extremanente resistente a ventos, lembrando que em determinadas condições o vento pode ser superior a 80 Km/h. Nessa expedição estarei utilizando uma Mountain 25 da The North Face, essa barraca é muito utilizada em expedições nos Himalaias.

As barracas da The North Face são extremament "populares" nas altas montanhas e figuram entre as melhores marcas.

A boa escolha de um saco de dormir é muito importante para permitir um melhor conforto ao dormir. Na altitude dormir também é um desafio, é comum as pessoas acordarem com falta de ar e os sonos são bastante irregulares.

Os sacos de dormir devem ser para temperatura de conforto de -15 oC. Estarei utilizando um Dreamcatcher 1000 da Mountain Equipment que é recomendado para até -20 oC.
Esse é o mesmo saco de dormir que utilizei para escalar o Aconcagua em 2002.

O fogareiro é um equipamento fundamental na alta montanha e o seu desempenho precisa ser superior. Além disso precisa ser extremamente confiável para garantir o seu funcionamento 100% do tempo. Sem fogareiro na montanha ficamos na verdadeira roubada, uma vez que dependemos dele para derreter neve para obtermos água, além de cozinhar toda a comida.

Vamos utilizar os fogareiros da MSR tanto o Dragon Flyer como o Whisperlite Internationale.
O jogo de panelas também precisam ser de alta eficiência para reduzir as perdas de calor e ao mesmo tempo que são leves e práticos de utilizarem.
Vamos levar o jogo Alpine Classic da MSR para a nossa expedição.

Nenhum comentário: